A chegada de uma massa polar que vem do sul do Brasil fará a temperatura cair para 6°C na quarta-feira (18), na capital paulista e na Grande São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Adilson Nazário, técnico em meteorologia CGE da prefeitura, explica que as temperaturas já começaram a diminuir na noite de terça-feira (17).
“Na terça, fou registrar uma máxima invertida, ou seja, as temperaturas mais altas foram registradas durante a madrugada e irão diminuindo durante o dia até chegar a 10°C no final da noite”, diz Nazário.
Assim, a previsão aponta para uma quarta-feira (18) com temperatura mínima de 6°C e máxima de 14°C.
O técnico do CGE afirma ainda que um ciclone extratropical se aproximará da região sudeste na quarta, trazendo rajadas de ventos que podem superar os 60 km/h e deixar a sensação térmica abaixo dos 6°C.
“Há inclusive uma expectativa de quebra de recorde de temperatura mais baixa do ano para a capital. O dia mais frio, até agora, tinha sido 5 de maio, com 12,4°C. Além disso, segundo os dados do CGE da prefeitura, poderemos ter também a quebra do recorde do dia mais frio do mês de maio dos últimos 15 anos. O recorde atual é do dia 25 de maio de 2007, quando foram registrados 7,6°C”, diz Nazário.
As temperaturas permanecerão baixas na quinta (19) e sexta-feira (20), com previsão de 7°C de mínima e 15°C de máxima, na quinta, e 7°C de mínima e 16°C de máxima, na sexta.
O técnico afirma também que essa é uma média e que a temperatura pode ficar ainda mais baixa nos extremos da cidade, com possibilidade de geada nos pontos mais altos, mais próximo à serra do mar.
No entanto, o frio não ficará restrito à capital paulista. Segundo informações do Climatempo, a massa de ar polar também causará queda nas temperaturas em todos os estados do sul, sudeste e centro-oeste do país.
Regiões do norte e do nordeste também devem registrar queda na temperatura, mas de forma mais amena. A previsão do Climatempo destaca ar frio em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas, do Pará e do Tocantins, além das áreas no oeste e no sul da Bahia.
Há, inclusive, previsão de neve para algumas cidades da Serra Gaúcha e da região central de Santa Catarina na terça (17) e na quarta (18).
De acordo com o Inmet, a partir de terça (17) há grandes possibilidades de geada na região sul do país, no sul do Mato Grosso do Sul e em áreas isoladas de São Paulo e d o sul de Minas Gerais.
Veja alguns pontos para doação de roupas e cobertores em São Paulo:
– Paróquia São Miguel Arcanjo
Rua Taquari, 1100, Belenzinho
– Casa de Oração do Povo da Rua
Rua Djalma Dutra, 3, Luz
– Cruz Vermelha
Rua Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis
– Entrega por SP
Padoca Vegan – Rua Harmonia, 1275, Vila Madalena
Lar Mar – Rua João Moura, 613, Pinheiros
We Work Brasil – Avenida Paulista, 2537, 9º andar, Bela Cintra
Smart Fit – Rua Clodomiro Amazonas, 889, Vila Nova Conceição
– Campanha Inverno Solidário
Todas as estações do Metrô, da CPTM (exceto as estações Amador Bueno e Santa Rita da linha 8 Diamante), terminais de ônibus da EMTU e unidades do Poupatempo. Com informações do Folhapress.