A mineradora Brazil Iron constituiu, no último 18 de maio, uma Comissão de Acompanhamento do Empreendimento da Mina Mocó, para intensificar a comunicação entre as comunidades de Piatã, na Chapada Diamantina. A assembleia, no Centro Educacional da Bocaina, contou com mais de 150 pessoas, dentre membros do poder público, do meio empresarial e de localidades da região.
“A partir de agora, instituições, comunidades locais e mineradora estarão juntos, lado a lado, para a construção de um projeto sustentável de mineração e desenvolvimento da região”, pontuou a mineradora por meio de nota. A primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento acontecerá no dia 14 de junho, às 19h, em local ainda a ser definido.
A comissão definiu que se reunirá mensalmente para trazer e discutir as dúvidas, sugestões e críticas das comunidades e da sociedade civil como um todo. A partir dessa ação, cada comunidade terá um representante que será o interlocutor junto à empresa, com a missão de trazer as demandas e repassar todas às informações ao seu grupo.
“Nós, enquanto comunidade, devemos fazer parte desse processo, para que juntos possamos construir uma forte relação de transparência. O diálogo é fundamental para que a sustentabilidade seja fruto e sobrevivência entre as três bases envolvidas” defendeu Adelson Silva Ferreira, presidente da Associação da Comunidade Rio das Conta, zona rural de Piatã.
Jornal da Chapada