A partir da próxima segunda-feira (6) o Centro de Formação Integral Tupinambá (Cefit) inicia seu curso Multiétnico que vai até o dia 20, na Aldeia Takoá, em Massarandupió (Entre Rios). Para isso, a instituição precisa contar com a ajuda das pessoas para tocar seu projeto educacional, uma vez que os recursos adquiridos não foram suficientes para arcar com todas as despesas de alimentação, hospedagem, material didático, dentre outros, para os 80 participantes.
Durante 15 dias, o evento vai reunir participantes de cinco aldeias, que neste período vão ter trocas de experiências ancestrais, além da inserção de novas tecnologias com vistas à criação de autonomia social, política e cultural para os povos indígenas dessas aldeias. A programação inclui interação com a mata sagrada, banhos de rio e de floresta, brincadeiras dos povos originários, toré com cantos sagrados, dentre outros.
Além disso, serão oferecidas oficinas de contação de história, maraca, argila/cerâmica, pintura corporal, “medicina” ancestral, colares e trançados indígenas, cocar e sais ritualísticas, agroecologia e sintropia, meliponicultura, avicultura, saneamento ecológico e língua indígena.
A proposta, segundo os organizadores, é instrumentalizar os participantes para que eles possam ter autonomia e, a partir daí, conseguirem se estruturar para sua subsistência.
O Cefit fica localizado na Aldeia Tekoa Portal Tupinambá, em Massarandupió, no município de Entre Rios, e tem como objetivo ser transformado em uma escola indígena, para atender cerca de 50 famílias que se encontram cadastradas no projeto.
Para contribuir com a viabilização deste importante projeto dos povos originários, pode ser feita transferência via pix para o CNPJ 39.986.685/0001-22. Eles também aceitam doações de materiais e produtos não perecíveis, no entanto, a entrega tem que ser no local. Com informações de assessoria.