O Diretório Municipal do PCdoB anunciou, na noite da última quinta-feira (9), a suspensão da filiação do vereador Valnei dos Anjos, acusado de agredir fisicamente Ellen Mascarenhas, diretora de Comunicação da prefeitura de Jacobina, na Chapada Norte. A Comissão de Ética da Câmara também aprovou o afastamento do edil pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Segundo o partido, a decisão é “enquanto tramita o processo interno que prevê amplo direito de defesa para os processados”. Ainda neste período, o partido informa que “o parlamentar não mais poderá falar em nome do partido” durante o período de apuração do caso.
Para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovar o afastamento, as representações foram feitas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e mulheres representantes da classe. O afastamento foi decidido por unanimidade.
A tarefa da Comissão de Ética será avaliar as representações feitas contra o vereador pelas agressões físicas à servidora, e concluir se houve ou não a quebra do decoro. Caso seja o parecer favorável à cassação de Valnei dos Anjos, a Câmara de Vereadores de Jacobina deverá decidir em plenário, através de votação.
Durante esse período, mesmo afastado, Valnei dos Anjos poderá apresentar provas em seu favor, contestações, ampla defesa e contraditório às acusações que lhe são imputadas. Contudo, a comissão também reunirá os materiais probatórios que forem apresentados contra o edil, tais como imagens das agressões e testemunhas. Jornal da Chapada com informações de Jacobina Notícias.