De acordo com pesquisa feita pela Sport Track, em parceria com a consultoria Convocados e a empresa XP, o Flamengo e o Corinthians seguem, respectivamente, como as duas maiores torcidas do país. Até aí, tudo bem, nenhuma grande novidade. A pesquisa, no entanto, fez levantamento sobre hábitos de consumo e chegou à conclusão que a torcida do Santos é a que mais consome cerveja no país, com avassaladores 84%.
O curioso levantamento segue com o quesito “patrocinadores”. Os torcedores do Atlético-MG e Palmeiras são os que mais lembram as marcas que patrocinam seus times, também com 84% cada um deles.
A torcida do Internacional ficou na frente no quesito “a que mais tem chuteiras”. O estudo aponta que 44% dos colorados têm o material e que a marca líder entre as respostas foi a Nike, ex-patrocinadora do clube, que hoje veste Adidas.
Os cruzeirenses são os que mais praticam corrida de rua (31%). A torcida do Flamengo volta ao topo como a que mais incentivou a prática de alguma atividade esportiva (52%). Os rubro-negros também são os torcedores que mais apostam com 35%, seguidos pelos palmeirenses com 21%.
Já os corintianos, surpreendentemente, são os mais curtem games. Segundo a pesquisa, 59% dos torcedores do clube paulista praticam jogos eletrônicos.
Maior torcida
Já no item principal do levantamento, ou seja, o de maior torcida, a do Flamengo ficou na frente, com 24% dos entrevistados se declarando rubro-negros, seis pontos atrás do Corinthians, que ficou com 18%.
São Paulo ficou com 11,5% e Palmeiras, com 9,8%. O Grêmio aparece a seguir, com 4,7%, depois o Vasco, com 4,1%, que caiu uma posição.
Na sequência aparece o atual campeão nacional Atlético-MG (3,7%), seguido de Santos (3,3%), Internacional (2,9%), Cruzeiro (2,8%), Botafogo (2,2%) e Fluminense (1,5%), entre os chamados 12 grandes clubes do Brasil.
A pesquisa da Sport Track contou com a participação de 2.200 a 2.250 pessoas, que responderam às perguntas digitalmente. Redação da Revista Fórum com informações do ESPN.
Veja o ranking de torcidas do Brasil em 2022:
Flamengo – 24%
Corinthians – 18%
São Paulo – 11,5%
Palmeiras – 9,8%
Grêmio – 4,7%
Vasco – 4,1%
Atlético-MG – 3,7%
Santos – 3,3%
Internacional – 2,9%
Cruzeiro – 2,8%
Botafogo – 2,2%
Fluminense – 1,5%