Em entrevista na manhã desta quarta-feira (22), à rádio Itatiaia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi questionado sobre a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, e logo reagiu: “Vai botar a culpa em mim? (…) Se fez algo que responda pelos seus atos”.
Ribeiro é acusado de participar de um esquema de corrupção. Ele é investigado por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do ministério. Há suspeita de cobrança de propina, até mesmo pagas em barras de ouro.
Milton Ribeiro foi preso na manhã desta quarta-feira (22) em operação da Polícia Federal (PF), suspeito de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A prisão é preventiva.
O caso foi revelado em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Em áudio vazado, o ex-ministro diz ter recebido ordens de Bolsonaro para dar “tratamento privilegiado” aos pastores. Em depoimento à Polícia Federal, Ribeiro confirmou que o presidente pediu para que ele recebesse um dos pastores, embora tenha negado que o pedido fosse de “tratamento privilegiado”. Jornal da Chapada com informações de Revista Fórum.