De acordo com a pesquisa ‘A cara da democracia’, realizada pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), 55% dos eleitores quando questionados na modalidade espontânea – quando não são apresentadas opções aos entrevistados – sobre quem criou o programa Bolsa Família, afirmam ter sido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A seguir, 10% dos entrevistados afirmaram ter sido Fernando Henrique, 4% responderam ser o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 4% e 2% disseram ter sido Dilma.
O levantamento diz ainda que um quarto da população (26%) diz não saber, número que revela um desconhecimento, ou esquecimento, mais acentuado do programa criado por Medida Provisória em 2003.
Auxílio Brasil
Já sobre a criação do programa Auxílio Brasil, 74% afirmaram ser Bolsonaro. Outros 3% dizem que foi o ex-presidente e também pré-candidato Lula (PT), que lidera todas as pesquisas de opinião, e um quinto dos eleitores (21%) diz não saber.
O governo Bolsonaro fez um grande desafio de comunicação para tentar convencer milhões de beneficiários de que o Bolsa Família, após quase duas décadas e fortemente vinculado aos governos do PT, mudou de nome.
A população, no entanto, parece saber qual governo criou qual programa. E isso, pelo que indicam as pesquisas eleitorais, não tem se traduzido em votos para Bolsonaro.
A pesquisa ‘A cara da democracia’ foi realizada com 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades, em todas as regiões do país. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%. Participaram as universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj, com financiamento do CNPq e da Fapemig. Redação da Revista Fórum com informações do Globo.