Após mais de um ano de promessa de pavimentação de estradas de acesso aos pontos turísticos da região, as obras não foram iniciadas e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi bastante criticado na região. Um vídeo gravado sobre o assunto quando o petista firmou parceria para pavimentação e urbanização dos atrativos da Chapada Diamantina voltou a circular. Na ocasião, o gestor recebeu até um o título de ‘cidadão Chapadeiro’.
“Fechamos uma parceria para pavimentação e urbanização nos principais pontos turísticos da região. Vamos movimentar essa economia! Isso tudo é possível com a união dos prefeitos no Consórcio [Chapada Forte]! Essa é uma ferramenta na qual eu acredito muito. Gestores unidos para desenvolver sua região, independente de partidos políticos. Interesse da população acima de qualquer diferença!”, disse Rui à época.
A viabilidade da pavimentação vem sendo discutida desde o dia 3 de junho de 2021, por meio do consórcio ‘Chapada Forte’, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra). Contudo, as estradas não foram pavimentadas desde então, inclusive as dos atrativos de Nova Redenção, que se fortaleceria economicamente com o turismo e geração de empregos.
Na época ficou decidido que a primeira estrada a ser pavimentada seria a estrada que liga a sede do município de Nova Redenção aos principais pontos turísticos do município. Contudo, a obra não saiu da promessa. “Até hoje esperamos esse asfalto e nada, governador precisa cobrar. Garanto que ele não sabe dessa situação na Chapada Diamantina”, frisa um apoiador, que preferiu não se identificar.
A rodovia de 9km dá acesso aos pontos turísticos de Poço Azul, Balneário da Peruca, Olho D’Água, além de ser a principal via de escoamento da produção da agricultura familiar dos assentados, já que ela dá acesso também aos assentamentos Moreno, Peruca e Beira Rio, assim como para as comunidades rurais de Peri e Ipiranga.
Jornal da Chapada
Leia também