Cumprindo agenda neste sábado (9) em Utinga, o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) prometeu a implantação da Faculdade de Agronomia no município. Um Campus de Agronomia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) é um sonho da população de Utinga e de toda a Chapada Diamantina.
Essa ação é uma das demandas do prefeito Joyuson Vieira (PSB), que serão pautadas no Plano de Governo de ACM Neto. A conquista visa o aproveitamento das instalações da extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuária (EBDA) no município que é de propriedade do Governo do Estado e está inativa.
Uma Faculdade de Agronomia em Utinga vai beneficiar cerca de 200 mil habitantes chapadeiros residentes do próprio município, além de Bonito, Ruy Barbosa, Wagner, Andaraí, Lajedinho, Nova Redenção, Ibiquera, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Seabra, Iraquara, Morro do Chapéu, dentre outras que são desassistidos de ensino superior, inclusive na área de agricultura, vocação natural da Chapada Diamantina.
Em contato com o Jornal da Chapada, Joyuson Vieira comentou sobre a mudança de apoio e demandas que foram levadas a ACM Neto. “Utinga tem que estar do lado do que é produtivo, do que é perspectiva de melhora. A nossa esperança é de que esse novo ciclo nos ajude. Essa Faculdade de Agronomia, por exemplo, é uma dívida do Governo do Estado com o povo de Utinga, com a Chapada Diamantina, já que a agricultura é o carro chefe da nossa economia”, salienta Vieira, que esteve ao lado do deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Marcelinho Veiga.
Ver essa foto no Instagram
Em discurso, na cidade de Utinga, o prefeito Joyuson falou dos outros pedidos que são ligação asfáltica da BR-242 com a estrada do feijão, via Utinga-Tapiramutá (74km aproximadamente), para maior integração da região da Chapada Diamantina com as regiões Norte e Centro-Oeste, encurtando a distância para a capital do Estado. Também tem a construção de barragens para perenização do Rio Utinga e seus afluentes (Rios Soltinha, Mucambo, Rio Bonito, dentre outros), “de forma a resolver, definitivamente os problemas hídricos de Utinga, Wagner, Lajedinho e parte de Lençóis e Andaraí e fortalecimento do Polo Hortifrutigranjeiro, já pujante no município e que vive a mercê da escassez hídrica sazonal, fortalecendo a geração de empregos diretos”.
“Todos os nossos pleitos são de grandes anseios da população de Utinga, de toda nossa microrregião, que foram prometidos, mas, infelizmente, nunca foram realizados”, informa Joyuson Vieira.
Em discurso, o pré-candidato ao Governo do Estado ACM Neto ressaltou a importância da criação de barragens nos Rios Utinga, Bonito, Mocambo e Soltinha para melhorar o plano de irrigação. Neto lembrou que já existiram projetos concluídos para essas barragens. “Mas, assim como o que aconteceu em todo o semiárido, o Governo do Estado não iniciou ou concluiu, em 16 anos, nenhuma barragem, apesar de já existir atividade de irrigação nessas áreas, é constante a falta de água nos períodos de menos chuva”.
“Essa turma que adora fazer uma propaganda e diz se preocupar com a agricultura familiar, com os pequenos e médios produtores, na prática quase nada realizou durante todos esses anos para estimular o emprego e o trabalho no interior do nosso estado”, ponderou Neto.
“Essas são terras muito férteis, onde uma irrigação com segurança hídrica pode gerar importante atividade econômica para a região. Nós temos aqui essa riqueza, que é o Rio de Utinga, e tenha certeza de que nós vamos resgatar e atualizar os projetos que já existem, e vamos, sem dúvida alguma, garantir que a água chegue para a produção e estimule o emprego em toda essa região”, completou ACM.
Jornal da Chapada