Os estudantes das escolas públicas do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, já trabalham os temas que serão tratados na Festa Literária de Mucugê (Fligê), que começa no dia 10 de agosto, com atrações artísticas e projetos pedagógicos.
Desde a sua primeira edição, em 2016, o evento tem o compromisso de aproximar os estudantes ao evento. “Nessa conexão, é onde a gente consegue estabelecer a interação do público leitor, da comunidade escolar com o leque de escritores e escritoras que participam da Feira”, afirma a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.
Dentre as atividades realizadas pelos alunos e professores estão saraus, produção de cartazes, pesquisas sobre as obras e os autores que participarão no evento. Os estudantes também participam da programação artística da festa.
“Os alunos saem pelas ruas recitando poesias e apresentando a Feira e os autores para a população e falando sobre a importância da leitura”, afirma o coordenador pedagógico da Fligê, Marcos Paraguassú.
No dia 10 de agosto, às 16h, escolas, grupos culturais e fanfarra participam do Desfile Literário que sai da ‘Praça da Igreja Santa Isabel’ para percorrer as ruas da cidade. Além disso, o trabalho artístico dos alunos irá se transformar em um livro de Fotopoemas, que será lançado no dia 12 de agosto, às 10h30, na ‘Praça dos Garimpeiros’, e às 9h do dia 14 de agosto, no Estande Fligê/Coreto Literário.
“No livro de Fotopoemas, os estudantes foram buscar dentro da comunidade, com as pessoas mais velhas, onde vivem os ofícios, as brincadeiras e as festas que são passadas de geração em geração”, contam Marcos Paraguassú.
Os estudantes de Mucugê terão a chance também de se apresentar, durante a Festa Literária, com ‘A Leitura Dramática Música de Pedra: Garimpo de lembranças de Mucugê’, que será encenada às 20h da sexta-feira, no dia 12 de agosto, no ‘Centro Cultural’.
O texto é uma adaptação da obra Mucugê por Mucugê, de Rebeca Serra, e será trabalhado durante a Oficina de Teatro que está sendo ministrada pelo ator, diretor e professor de Teatro Sergio Farias, da Universidade Federal da Bahia, no período de 1 a 13 de agosto em Mucugê.
Jornal da Chapada