Atos em defesa da democracia marcaram esta quinta-feira (11) no Brasil. As manifestações aconteceram nas 27 capitais brasileiras e a data foi simbólica, visto que marca a criação do curso de direito e 45 anos da leitura de um manifesto contra a ditadura militar em 177.
No mesmo local foram feitas as leituras de duas cartas de ex-estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na manhã de quinta, com a presença de empresários, artistas, juristas e representantes de entidades.
A primeira carta lida foi intitulada de ‘Em Defesa da Democracia e da Justiça’. Já a outra foi ‘Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito’. O conteúdo dos documentos foi endossado nos atos nas cidades.
Em Salvador, a manifestação aconteceu no Centro da cidade. A carta foi lida na Praça da Piedade pela ativista Diva Santana, que faz parte do grupo Tortura Nunca Mais e da extinta Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, pela ditadura militar. Os manifestantes formados, estudantes e trabalhadores, seguiram até a ‘Praça Castro Alves. O ato foi pacífico e acompanhado pela Polícia Militar (PM).
A manifestação também chegou a ser realizada em cidades, não apenas em capitais. Uma delas foi Feira de Santana, no Centro-Norte baiano, que reuniu professores universitários, entidades sindicais, movimentos estudantis e sociais em frente à prefeitura. Jornal da Chapada com informações de G1.