Audiências públicas estão sendo realizadas, até esta sexta-feira (19), para debater sobre regularização fundiária com os agricultores das comunidades rurais de ‘Caititú’ e de ‘Jatobá’, que foram atingidos por barragens nos municípios de Boninal e Seabra, respectivamente. As audiências acontecem na própria região chapadeira.
As equipes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), estão realizando as audiências.
A regularização fundiária visa a titulação das terras no âmbito das bacias hidrográficas, bem como nas áreas de reassentamento e/ou remanescentes, beneficiando os agricultores e as agricultoras familiares atingidas pelas referidas obras de barragens.
O objetivo é tirar dúvidas dos agricultores e das agricultoras familiares sobre as etapas dos processos de Discriminatórias Rurais das barragens Baraúnas 1 e 2, além das etapas do processo de regularização fundiária que beneficiará 95 famílias, que residem e garantem seu sustento em uma área com dois mil hectares.
Jornal da Chapada