A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) firmou nesta sexta-feira (19), em encontro realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), um acordo de cooperação com o Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográfica (FBCBH), em que estabelece diretrizes importantes no sentido de fortalecer a presença dos municípios nas discussões ambientais na Bahia.
A partir desse acordo, Fórum e Associação montarão um conjunto de proposições a ser apresentado para prefeitos, secretários e gestores ambientais de toda a Bahia em um evento realizado em novembro deste ano, em Santa Cruz de Cabrália. A Anamma defende a ampliação da presença dos municípios nas resoluções ambientais na Bahia, com vistas ao cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU e consequente garantia de manutenção de investimentos sustentáveis nos próximos anos.
“Para que a Bahia se insira como destino de novos recursos e investimentos sustentáveis mundiais, condição para o nosso desenvolvimento, precisamos repensar a questão ambiental no nosso estado, com clareza e coragem, sobretudo no âmbito das cidades. Hoje, 87% das pessoas vivem em zonas urbanas, mas o meio ambiente continua sendo tratado como um nicho, algo restrito aos grandes temas. Precisamos trazer a emergência ambiental para dentro da cidade, aliada da urbanização, e sobretudo para a centralidade das decisões e investimentos públicos. A palavra de ordem é ESG também no setor governamental”, destaca André Ferraro, presidente da Anamma na Bahia.
Além do representante da Associação, o encontro desta sexta-feira, contou com presenças importantes de diversos representantes de órgãos ambientais como Luciana Khoury, promotora do Ministério Público da Bahia; Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf); Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente da FIEB; Luiz Carlos Souza, coordenador geral do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas; Mariana Mascarenhas, secretária executiva do colegiado da Secretaria do Meio Ambiente; Ana Paula Leal Meira, analista ambiental da Gerência de Mananciais e Segurança de Barragens e Anselmo Caires, coordenador geral do FBCBH e Agnelo Silva Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália. As informações são de assessoria.