A inauguração do comitê do deputado federal e candidato à reeleição Valmir Assunção (PT-BA) – realizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador – marcou a segunda-feira (22) com a presença de lideranças de diferentes regiões da Bahia. O evento também contou com discurso incisivo de Assunção a favor dos candidatos Lula e Jerônimo, ambos do PT, que disputam a presidência da República e o governo baiano, respectivamente. “Lula e Jerônimo vão ajudar o Nordeste a retomar o crescimento e vão olhar para o povo pobre, que precisa de atenção, de mais políticas de inclusão, de fomento à agricultura familiar e voltar a fazer parte do orçamento da União”, destaca o parlamentar.
Assunção recepcionou políticos dos municípios onde tem base montada e defendeu o legado de Lula e Dilma para o país. Segundo ele, os governos do PT ajudaram o país a sair do mapa da fome e foi quando se constatou a menor taxa de desemprego da história. “Regredimos muito desde o golpe contra a presidenta Dilma. Foram feitas mudanças que vão de encontro com os direitos trabalhistas e contra a previdência. Foram expostas as fragilidades de um país que estava em franco desenvolvimento, e não podemos deixar isso continuar. Precisamos eleger Lula e Jerônimo para conseguirmos avançar e ter de volta os direitos usurpados durante as gestões de Temer e Bolsonaro. Brasileiros não querem mais ser enganados”, descreve Valmir.
O petista discursou ao lado do candidato a vice-governador da Bahia, Geraldo Jr (MDB), que também defendeu o projeto em curso no estado. “Vamos caminhar juntos para continuar mudando a vida das pessoas e construindo um projeto que envolve o povo pobre deste país. Meu único arrependimento foi não ter entrado para esse grupo político antes. O MST é um exemplo de luta e resistência no país”, completa Geraldo. Valmir recebeu candidatos a deputados estaduais como Lucinha do MST (PT); Matheus de Geraldo Jr (MDB) e Marcos Rezende (Psol); além de nomes da cultura e de movimentos sociais e sindicais como o ator Jorge Washington, a cantora Marcia Short, a secretária estadual de Cultura, Arany Santana; Aloisio Menezes e Negra Jhô; dirigentes nacionais do MST João Paulo Rodrigues, que representou Lula, e Evanildo Costa.
Participaram também grupos de capoeiras, indígenas, mulheres, juventude, os ex-prefeitos de Senhor do Bonfim, Boa Vista do Tupim, Itaetê e Uruçuca, Carlos Brasileiro, João Passos Trabuco, o popular ‘Gidu’, Valdes Brito e Fernanda Silva. Ainda estiveram no evento, os prefeitos de Prado e Rio do Antônio, Gilvan Produções e Gerson Ribeiro, militantes de setoriais de direitos humanos e meio ambiente, presidente da Cecaf, Eudes Queiroz, a presidente do SindomésticoBA, Creuza Oliveira, o prefeito de Abaré, Fernando Tolentino, e a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis. As informações são de assessoria.