O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), pronunciou algumas declarações falsas e outras verídicas ao ser entrevistado no ‘Jornal Nacional’, da TV Globo, na terça-feira (23).
Uma das falsas declarações que mais chamou a atenção foi sobre os indecisos. De acordo com última pesquisa Ipec, ex-Ibope0, divulgada no dia 15 de agosto, o número de indecisos era de 7%. Contudo, Ciro disse ser “mais da metade da população”.
Um dos fatos foi ele comentar ter sido “o mais popular governador do Brasil”. Ele deixou o governo do Ceará, em setembro de 1994, com aprovação de 74%, a melhor entre os doze estados consultados em levantamento do Datafolha.
Dentre outros fatos declarados por Ciro estão as 14 mil obras paradas no Brasil, com gastos de R$ 70 bilhões, assim como as 33 milhões de pessoas que convivem com a fome, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil.
Já outra disseminação fake foi dizer que o “Brasil tinha 34% de sua riqueza tirada da indústria e hoje está com menos de 10%”. Contudo, a maior participação da indústria no PIB brasileiro aconteceu no ano de 1985, com 48% das riquezas produzidas no país. No ano passado, a indústria respondeu por 22,2% do PIB. Jornal da Chapada com informações de Extra.