A prefeitura de Itaberaba, administrada por Ricardo Mascarenhas (PP), realizou 519 cirurgias de catarata, pterígio e capsulotomia entre domingo (4) e segunda-feira (5), na Clínica Nossa Senhora de Brotas, na ‘Av. Rio Branco’. As triagens foram realizadas nos meses de maio e agosto, através do Tratamento Fora do Domicílio, na praça do ‘Coqueiro’.
Foram 283 cirurgias de cataratas, disponibilizadas para pacientes com idade acima de 55 anos ou para pessoas com menos de 55 anos que foram encaminhados por médico oftalmologista. Já de pterígio, foram 191 procedimentos, além de 45 de capsulotomia. Esses procedimentos não tiveram critérios de idade. Os pacientes que participaram do mutirão têm nome presente na Lista Única – sistema de agendamento de consultas e procedimentos do Governo do Estado.
A capsulotomia é uma técnica cirúrgica que remove a opacificação da cápsula do olho que protege o cristalino, lente natural do olho. Esse procedimento também é conhecido pelos pacientes como limpeza da lente. Pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, é uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.
Já a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias, é uma das principais causas de perda de visão, mas pode até ser prevenida e bem tratada. Jornal da Chapada com informações de assessoria.