Maria Clara Durães, 19 anos, egressa do curso técnico integrado de eletromecânica do Instituto Federal da Bahia (Ifba), do campus de Jacobina, na Chapada Diamantina, recebeu a premiação de trabalho destaque – melhor estudo da área temática ‘Engenharias’ -, durante o III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que ocorreu de 29 de agosto a 2 de setembro de maneira remota. O seu estudo foi sobre ‘Modelagem de Sistemas de Captação de Águas Subterrâneas Utilizando Redes de Petri’.
O trabalho foi selecionado para publicação no periódico científico ‘The Journal of Engineering and Exact Sciences’. Sob orientação do docente e engenheiro elétrico Alexandre Kida, a pesquisa apresenta modelos que podem ser utilizados para sistemas de pequeno e grande portes de captação de água em poços artesianos, a partir das possibilidades da automação, garantindo a efetividade e confiabilidade do processo.
Desenvolvido na época em que era discente do Instituto, o trabalho representa uma conquista para a autora, que atualmente cursa engenharia elétrica em uma universidade: “No momento, estou participando de projeto de iniciação científica na área de inteligência artificial. Sou muito grata a todos os professores do IFBA, que me incentivaram a seguir a área de exatas e me mostraram que sou capaz de alcançar meus objetivos. Com apoio do Instituto, escolhi esta graduação e me encantei pela carreira acadêmica, a qual pretendo seguir”, comenta.
Jornal da Chapada