Os problemas que afligem a Chapada Diamantina foram temas do novo episódio do podcast ‘A Bahia quer o quê?’, do Bahia Notícias, nesta terça-feira (13), com a participação da sócio-fundadora do Jornal da Chapada (JC), Deninha Fernandes.
Na ocasião, a comunicóloga explicou a divisão dos dois territórios da região em o ‘Circuito do Diamante’ e ‘Circuito do Ouro’ e relatou algumas deficiências na área de média e alta complexidade da saúde para os municípios que englobam a região que, segundo ela, ainda deixa a desejar e poderia obter grandes melhorias com o Hospital Regional de Itaberaba, ainda não inaugurado por desavenças políticas.
“A unidade vai melhorar bastante o atendimento de alta e média complexidade na nossa região, pois acho que o serviço de saúde da Chapada e da Bahia pede uma universidade de medicina”, reforça ela.
Sobre a segurança pública, ela definiu ser um “problema muito sério”. “Precisa para os municípios mais investimentos na capacidade instalada em delegacias, em presídios, em ter em cada município um delegado plantonista (…) A questão das drogas e do tráfico está muito grande”, disse ela ao também mencionar os prejuízos do turismo que impactam nesta área.
Em relação à área da educação, disse que há um investimento na capacidade instalada, com colégios de grande porte, mas ainda pode melhorar. “Há investimentos que são feitos hoje em reformas e construções de colégio para melhor condição de permanência do estudante em sala de aula, além de oferecer a melhor capacitação para os profissionais de educação”.
Na ocasião, a profissional reforçou também a necessidade de faculdade de agronomia na região, que iria gerar emprego e renda, em especial, na agricultura familiar.
Jornal da Chapada