As novas rotas aéreas que estão sendo anunciadas para os municípios chapadeiros de Lençóis e Mucugê e a proposta de descentralização de acesso à região por meio de um portal em Vitória da Conquista têm o objetivo de fortalecer o turismo da Chapada Diamantina.
Lençóis
Os voos da rota entre Salvador e Lençóis começarão a ser operados a partir do dia 9 de novembro. A aeronave utilizada será a ATR-72, cuja capacidade é de 68 passageiros. A rota será comercializada exclusivamente pela Gol e as operações serão realizadas pela VOEPASS.
Com partida de Salvador, os voos serão operados duas vezes por semana, às quartas-feiras e domingos. Às quartas-feiras, às 15h15, com duração de 1h15. Já aos domingos, às 9h15. A partir de Lençóis, os voos também decolam às quartas-feiras, às 17h. No domingo, o roteiro de saída do município chapadeiro para a capital baiana acontece às 11h.
Além disso, o aeroporto ‘Horácio de Mattos’ também começou a receber novos voos de Belo Horizonte (MG) neste mês de setembro. Com operação da companhia Azul Linhas Aéreas, as passagens começaram a ser vendidas no dia 13 de setembro. São três linhas semanais, partindo de Confins (MG).
Mucugê
Também haverá a comercialização de rota ligando Salvador e o município chapadeiro de Mucugê, através de parceria entre a Gol e a Abaeté Linhas Aéreas. Contudo, o acordo ainda está em fase de implementação e não há informações sobre possíveis dias e horários de voos. A operação será realizada por aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.
‘Hub Turismo – RotaSul’
Reuniões também estão sendo realizadas para a criação do portal turístico da Chapada Diamantina, por meio do ‘Aeroporto Glauber Rocha’, em Vitória da Conquista. O intuito é a descentralização de acesso à região, que atualmente é pelo município de Lençóis. As discussões reforçam que o aeroporto de Vitória da Conquista seria mais acessível em termos geográficos e econômicos para turistas do Centro-Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.
Jornal da Chapada