Beto Martins e grupo apresentarão um show com composições inéditas que farão parte do novo álbum em homenagem à Bahia na 10ª edição do Festival de Jazz do Capão, que ocorre nos dias 4 e 5 de novembro, no formato presencial, após dois anos de pandemia.
A formação tem como base um trio com Marcelo Galter (Piano) e Nino Bezerra (Baixo acústico), além de dois convidados especiais: o guitarrista Mou Brasil e o trompetista estadunidense Graham Haynes.
Beto Martins é baterista, compositor e educador. Nascido em 1982 em Jequié – Bahia. Começou a tocar violão aos nove anos e só aos 15 anos começou a tocar bateria. Aos 22 anos mudou-se para Salvador com o sonho de acompanhar artistas, lecionar e desenvolver seu trabalho autoral.
Seu primeiro disco instrumental foi lançado em 2014 e possibilitou a sua seleção para a Mostra Sesc de Música. Beto atua em shows e gravações de grandes nomes da música baiana e foi vencedor do Prêmio Caymmi 2015 como melhor intérprete instrumental e finalista do Festival Educadora no mesmo ano.
Como educador, atua há muitos anos na formação de bateristas em Salvador. Formou-se em música pela UCsal e em seguida tornou-se mestre em música pela UFBA. Ministrou clínicas em diversas cidades do Brasil e em Chicago – EUA.
Além de Beto Martins e grupo, o festival contará com as apresentações de Jordi Amorime seu grupo, formado por seis pessoas, Henrique Albino, que subirá aos palcos com o seu quarteto, Sidmar Vieira Quarteto e a dupla Morgana Moreno e Marcelo Rosário que celebram o samba, forró e outros ritmos da cultura popular, como a música erudita e o jazz.
Jornal da Chapada