O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) retotalizou os resultados do primeiro turno das eleições no estado, nesta sexta-feira (14) e, com a alteração, o “coach” bolsonarista Pablo Marçal (Pros) se elegeu deputado federal, retirando a vaga de Paulo Teixeira (PT), que havia sido considerado eleito e, agora, passa à condição de primeiro suplente de sua federação partidária.
Marçal, que ficou famoso ao colocar 32 pessoas em risco em uma “expedição motivacional” numa montanha em São Paulo no início do ano, teve seu pedido de registro de candidatura rejeitado pelo TRE-SP em setembro por falta de apresentação de documentos. Ele concorreu sob judice e entrou com recurso, que foi julgado e acatado no dia 6 de outubro. Com isso, os 243.037 votos que obteve foram validados.
Hoje apoiador de Jair Bolsonaro (PL), o “coach das montanhas” chegou a ser pré-candidato pelo Pros à presidência, mas sua ala do partido foi afastada do comando da legenda pela Justiça. O partido, com a retirada da candidatura e Marçal, passou a apoiar a Lula (PT).
Fórum tentou contato com o deputado federal Paulo Teixeira, que perdeu sua cadeira na Câmara com a retotalização do TRE, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanecerá aberto para eventual manifestação. Com informações da Revista Fórum.