Após liderar o primeiro turno das eleições, Jerônimo Rodrigues (PT) acaba de vencer, neste domingo (30), as eleições com 52,53% dos votos válidos para Governador da Bahia e ampliou o mandato do Partido dos Trabalhadores no Estado.
O petista vinha perdendo a maioria das pesquisas de intenções de voto ainda no primeiro turno do pleito. Já neste segundo turno, ele estava aparecendo, na maioria, empatado tecnicamente com o seu adversário ACM Neto (UB), derrotado nas urnas com 47,47% dos votos.
O ex-secretário da Educação da Bahia somou mais de 4 milhões votos, desbancando o ex-prefeito de Salvador, que contabilizou um pouco mais de 3 milhões dos votos. No primeiro turno, Jerônimo havia recebido 49,33% dos votos válidos e ACM Neto 40,88% dos votos.
Durante a campanha eleitoral, Jerônimo recebeu apoios políticos de grandes municípios da Chapada Diamantina, como Lençóis, Nova Redenção, Marcionílio Souza e Palmeiras.
Ao votar na manhã deste domingo, no Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de ‘Brotas’, em Salvador, Jerônimo salientou: “Esta eleição é para dizer qual Brasil nós queremos, qual Bahia nós queremos, agora e no futuro, para nossos filhos, nossos netos”. O candidato eleito votou acompanhado do governador Rui Costa (PT) e vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Jornal da Chapada
Leia também
#Eleições2022: Lula desbanca Bolsonaro e é eleito o novo presidente do Brasil em disputa acirrada