Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desbancou Jair Bolsonaro (PL), em uma disputa acirrada neste domingo (30), e acaba de ser eleito o novo presidente do Brasil com quase 51% dos votos. O adversário recebeu um pouco mais de 49% dos votos, sendo votado por um pouco mais de 57 milhões de eleitores.
Lula foi o 35º presidente do Brasil, governando o país durante dois mandados, entre 2003 e 2011. Agora, após ter sido votado por mais de 59 milhões dos eleitores, irá retornar ao Palácio da Alvorada, em Brasília, sendo o 39º chefe do Executivo do país.
O Nordeste foi o mais decisivo na vitória de Lula novamente neste segundo turno, mesmo após interferências da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que complicou o transporte dos passageiros eleitores da região. No primeiro turno, o ex-presidente recebeu 67% dos votos válidos do eleitorado nordestino, enquanto Bolsonaro ficou com 26,8%.
Ao votar na manhã deste domingo, em colégio eleitoral de São Bernardo do Campo (SP), Lula já se mostrava convicto da vitória, que veio de virada. “Estou convencido que o povo brasileiro vai votar no projeto em que a democracia seja vencedora. Em um projeto que a participação popular na definição das políticas públicas seja vencedor”, disse.
Jornal da Chapada
Leia também