O corpo de uma onça parda já adulta foi localizado por moradores de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, nesta terça-feira (8). A informação é de que o animal foi atropelado na região do Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, que fica na BA 052, a famosa ‘Estrada do Feijão’.
Dados foram publicados por uma página do Facebook gerenciada por um morador local e confirmada pela prefeitura do município. O animal era um macho, foi atropelado na estrada e o autor não foi identificado pelas autoridades.
“Grande perda para a nossa fauna local. Agora a pouco próximo ao Ferro Doido, um acidente com uma onça parda”, salienta a publicação com imagem do animal morto. Nos comentários, muitas pessoas lamentaram o ocorrido.
“Verdade, animal muito bonito, lamentável”, disse um internauta. Outro morador disse que a situação é uma pena. Todos ficaram surpresos com o porte do animal, que infelizmente já foi localizado sem vida.
Conforme nota da prefeitura de Morro do Chapéu, a Secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entrou em contato com o Inema, constatou o óbito e identificou o animal. “Após informado ao Inema, a Semarh entrou em contato com a Faculdade de Irecê [FAI] para fazer a doação do animal, onde o mesmo será empalhado e utilizado como objeto de ensino e estudo de educação ambiental”.
De acordo com dados técnicos, “a onça-parda ou puma é também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos e gênero Puma, nativo da América”. Ela “foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita e ao gato-mourisco”.
Jornal da Chapada