Os estudantes da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia participaram, neste domingo (13), do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos responderam 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas, além da Redação. Já no segundo e último dia de provas, no próximo domingo (20), será a vez deles responderem a 45 questões de Matemática e 45 questões da área de Ciências da Natureza.
Na edição deste ano, são 260.311 estudantes inscritos na Bahia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame. A coordenadora de Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Larissa Lima, acompanhou a abertura dos portões às 12h, no Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador.
A estudante Alessandra de Melo, 20, que concluiu o Ensino Médio, no Colégio Estadual da Bahia – Central, fez o Enem pela primeira vez. A candidata pretende cursar Psicologia e realizou a prova no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré. “Estudei bastante e minha expectativa é tirar uma boa nota para que consiga acessar uma universidade pública”.
Já o estudante Daniel Oliveira, 23, que se formou no Colégio Estadual Antônio Balbino, no município de Madre de Deus, fez sua terceira avaliação do Enem, no Central. O sonho é cursar Biologia e ressaltou sua preparação para o Enem. “A minha expectativa é a melhor possível, porque venho me preparando há algum tempo mas infelizmente não consegui ainda alcançar uma pontuação que me leve a uma universidade pública. Estou confiante”.
Interior
O estudante Alesson Ruan dos Anjos Queiroz, 18, do Colégio Estadual de Ourolândia, realizou a prova no Colégio Municipal Rômulo Galvão, em Umburanas. Como parte do projeto Enem 100%, desenvolvido pela SEC, foi garantido transporte e alimentação para que se deslocasse para outro município. “Espero que eu e meus colegas consigam fazer uma ótima prova para ingressarmos na universidade. Pretendo fazer Medicina e vejo no Enem uma grande oportunidade de conseguir uma instituição pública”.
Ações
Para reforçar a preparação dos estudantes das escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio programa Enem 100%, realizou, entre os meses de julho e novembro, no auditório da instituição, aulões de revisão de diferentes disciplinas, que envolveu 200 escolas e, aproximadamente, 8 mil estudantes. O programa também garante apoio logístico de transporte para o deslocamento dos estudantes que moram longe dos locais de aplicação do exame.
Ainda foi desenvolvido o programa Universidade para Todos (UPT), ao longo do ano, que visa contribuir com o ingresso dos estudantes ao Ensino Superior. O UPT, que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, é direcionado a estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual e é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Em 2022, o UPT ofertou 15 mil vagas, com 270 locais de funcionamento em 200 municípios, nos 27 Territórios de Identidade, somando mais de R$ 10 milhões de investimentos.