A Feira Artesanato da Bahia é sempre um sucesso quando chega a Lençóis, na Chapada Diamantina. No último fim de semana, o evento realizou sua segunda visita à cidade, atraindo mais uma vez um grande público ao Mercado Cultural.
O Polo Territorial da Chapada Diamantina é um celeiro de artesãs e artesãos com trabalhos que refletem suas manifestações populares. Durante a feira, o público local e turistas puderam conferir o trabalho de cerca de 20 artesãos da região e da cidade de Wagner.
Os visitantes puderam adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, além de dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos. Através de várias técnicas, as suas criações se destacam em peças utilitárias e decorativas. Entre elas, esculturas de santos, bordados multicoloridos, fuxicos e retalhos , peças com pedras que se tornam preciosas com lapidações, trançados de licuri, entalhes de madeira ecouro, cerâmica e renda filé.
Na noite de sábado (12), tivemos uma Aula Show, com o Mestre Artesão Jotacê e sua família. Este momento abrilhantou a Feira, com as histórias e “causos” contados pelo mestre, e o público teve a oportunidade de fazer perguntas e manusear a argila junto com a Família Araújo.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa doGoverno do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis.
Chapada Diamantina
Nascidos da corrida pelo ouro e pelo diamante, os municípios da Chapada Diamantina guardam expressões únicas que refletem a beleza do seu relevo, da sua fauna e flora. Cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Lençóis, Rio de Contas, Morro de Chapéu e Andaraí, são o lar de tradições e um celeiro de diversas manifestações populares.
Escolhida para receber a Feira Artesanato da Bahia, a cidade histórica de Lençóis é uma das principais da região, cercada de grutas, cachoeiras e casarios coloniais. A sua beleza natural atrai o ano inteiro turistas brasileiros e estrangeiros.
Além do turismo ecológico, os esportes radicais também são praticados na região. Localizada na Chapada da Diamantina, a 425 km de Salvador, Lençóis abraça o evento como um importante gerador de renda, que movimenta o trade turístico e a economia local. As informações são de assessoria.