O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta segunda-feira (21) o cancelamento do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido nos Estados Unidos. A medida foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, diz nota divulgada pelo Itamaraty.
Allan dos Santos é investigado nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos com ataques às instituições que tramitam no STF. Em outubro de 2021, Moraes determinou a prisão do blogueiro e determinou que o Ministério da Justiça realizasse sua extradição. Desde então o bolsonarista é considerado foragido.
Sem passaporte, Allan dos Santos não poderá deixar os Estados Unidos e terá vida difícil no país da América do Norte. Ele não poderá, por exemplo, realizar qualquer tipo de cadastro ou dar andamento em burocracias por não possuir documento válido e, se flagrado por qualquer autoridade estadunidense, pode ser deportado ao Brasil. Redação da Revista Fórum.