No começo do mês de dezembro, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram para ampliar debates e traçar planos para 2023. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o encontro regional do movimento recebeu lideranças políticas do estado no Centro Zumbi dos Palmares – Centro Paroquial da Igreja Católica – em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina.
No 25º Encontro Regional do MST da Chapada Diamantina, cerca de 200 militantes que representam mais 3,8 mil famílias Sem Terra discutiram a conjuntura nacional, a luta pela terra, e traçaram planos para o próximo ano para a região. Os debates contaram com a presença de lideranças políticas de diversos municípios da regional como prefeitos, ex-prefeitos, secretários, vereadores, professores, líderes religiosos e amigos do MST.
Também participaram o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e a ex-secretária estadual Lucinha Barbosa, que concorreu ao cargo de deputada estadual pelo PT. Ao lado das lideranças, o MST discutiu sobre a luta das famílias acampadas e assentadas e traçou planos para reforçar a luta por terra a alimento. A atividade respeitou as novas orientações sanitária e de saúde do estado.
O encontro regional do MST começou no dia 2 de dezembro e debateu os desafios organizativos do movimento e da Regional Chapada, com o articulador político Abraão Brito. Já no período da tarde, foi a vez de Lucinha discutir o balanço das eleições e as táticas enquanto movimento. No dia 3, foi discutido o ‘Aspecto da Luta pela Terra e Reforma Agrária Popular, Impacto Ambiental e Projetos de Desenvolvimento: Energia Renováveis e Mineração’ e houve atividade política com a participação de amigos e parceiros do MST.
Também no dia 3, foi discutido os ‘Princípios Organizativos e Método do Trabalho de Base’. O segundo dia de encontro foi finalizado com uma noite cultural, repleta de mística, poesia e música com a participação de diversos artistas regionais. O encontro foi finalizado no dia 4 com debates sobre a regularização das entidades, houve um balanço e planejamento da regional. Ao final do encontro, novos dirigentes e coordenadores de setores da regional foram empossados. Jornal da Chapada com dados do MST.