O governador Rui Costa (PT) utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (9), para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela indicação para comandar a Casa Civil a partir do próximo ano. Além dele, foram apresentados outros quatro futuros ministros.
“É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do Brasil”, comentou no Twitter.
É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do #Brasil e desenhar novos dias para a nossa gente ao lado de @LulaOficial. https://t.co/GSoVZ1QgVh
— Rui Costa (@costa_rui) December 9, 2022
Prestes a encerrar seu segundo mandato como líder do Executivo estadual na Bahia, Rui Costa não disputou as eleições deste ano por conta das articulações políticas da coligação do PT no estado.
Ele é bastante ligado ao senador Jaques Wagner (PT-BA), um dos principais aliados de Lula que, nas últimas semanas, também vem sendo apontado como possível ministro.
Aliados parabenizam o novo ministro
Aliados políticos de Rui Costa também utilizaram as redes sociais para parabenizar o futuro ministro da Casa Civil. Prestes a assumir o governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues sinalizou que a “competência” e o “trabalho” de Rui serão fundamentais para o novo governo.
“O povo baiano se orgulha e tem a certeza que a sua competência e o seu trabalho serão fundamentais para reconstruir o Brasil.”
Da Bahia para o Brasil! 🇧🇷Parabéns, @costa_rui, ministro da Casa Civil do presidente @LulaOficial. O povo baiano se orgulha e tem a certeza que a sua competência e o seu trabalho serão fundamentais para reconstruir o Brasil. https://t.co/3AQS0In50E
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) December 9, 2022
O ex-governador Jaques Wagner ressaltou que Rui Costa possui “ampla experiência e a habilidade” para assumir os desafios na Casa Civil.
A Bahia tá muito bem representada pelo companheiro @costa_rui, que teve seu nome confirmado pelo presidente @LulaOficial como o novo ministro da Casa Civil. Governador da Bahia por dois mandatos, Rui possui ampla experiência e a habilidade necessária para esta nobre missão.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) December 9, 2022
Por meio de nota, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, sinalizou que Rui Costa é o terceiro quadro do PT no estado a ocupar a Casa Civil. Foram ministros também Eva Chiavon, ex-secretária de Jaques Wagner (PT), no governo de Dilma Rousseff, e Jaques Wagner, que ocupou o cargo entre 2015 e 2016.
“Rui é um quadro com preparo e capacidade de gestão testada e aprovada pelo povo baiano, e tem enorme contribuição a dar ao governo federal. Não há nome mais preparado para a missão”, completou.
Vida política desde a década de 80
Nascido em Salvador e formado em economia, Rui Costa cumpriu dois mandados como governador da Bahia, entre os anos de 2015 e 2022. De acordo com o levantamento do Ipec, divulgado em outubro deste ano, 40% dos 1.504 ouvidos consideraram sua gestão ótima ou boa; 23% classificaram como ruim ou péssima; e 32% acreditavam que a gestão era regular.
Antes de assumir o governo da Bahia, Rui Costa tinha vida política ativa no estado desde a década de 80, quando começou a frequentar assembleias de trabalhadores do Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo.
Rui também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual é filiado até hoje.
Em 2000, ele venceu o primeiro pleito a vereador da capital baiana e foi reeleito em 2004.
Em 2007, Rui entrou no governo de Jaques Wagner como Secretário de Relações Institucionais, mas deixou o cargo em 2010 para ser deputado federal. Em 2012, se licenciou do cargo para assumir o cargo do Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandado de Jaques Wagner.
Amizade com Lula
Em outubro deste ano, Rui Costa participou da agenda de campanha de Lula em Salvador, que na época era candidato à Presidência. Na ocasião, estava acompanhado de Jerônimo Rodrigues, candidato ao governo da Bahia.
Por causa da parceria entre os petistas, no dia 2 de julho deste ano Rui não realizou o percurso completo do desfile cívico. Ele acompanhou Lula, que estava em fase de campanha, em um ato na Arena Fonte Nova e deixou o percurso após cerca de um quilômetro de caminhada.
Quando Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, Rui comemorou a vitória do colega com uma postagem nas redes sociais.
“Minha gratidão a Deus e ao povo do nosso estado por ter nos dado essa vitória hoje nas urnas. É tanto orgulho que não cabe no peito! Agora, ao lado de Lula, vamos continuar trabalhando para fazer o melhor governo do Brasil, sempre cuidando da nossa gente”. Com informações do g1 Bahia.