O aeroporto Coronel Horácio de Mattos, localizado no município chapadeiro de Lençóis, retomou suas atividades neste final de semestre de 2022 e já tem rotas para São Paulo e Minas Gerais. Nesta quinta (15) foi inaugurada a linha Lençóis-Confins (MG), sob responsabilidade da Azul Linhas Aéreas.
Os voos que ligam um dos portais de entrada da Chapada Diamantina à região metropolitana de Belo Horizonte (MG) serão realizados às terças, quintas e sábados até janeiro de 2023, com saída da cidade mineira às 13h, e no sentido inverso às 16h05. Em fevereiro, a linha estará ativa nas quartas e domingos.
A conexão é de extrema importância para a Chapada, que tem como principal fonte de renda o turismo. Durante a pandemia, a região chapadeira sofreu com a queda drástica nas visitações devido às recomendações de isolamento e distanciamento social. Nas redes sociais, a prefeitura de Lençóis comemorou a inauguração da linha.
“O momento é de comemoração para todos os setores da nossa cidade, nessa que é a segunda rota inaugurada em apenas um mês de funcionamento do Aeroporto Coronel Horácio de Matos, fruto do empenho da gestão municipal a fim de promover o turismo e desenvolver a economia do município”, declarou a gestão na publicação.
Ver essa foto no Instagram
O terminal Horácio de Mattos é o único da região da Chapada Diamantina a operar com aviação regular e geral. O investimento na reforma foi de R$ 2 milhões. Desde o início de novembro de 2022 a Gol Linhas Aéreas opera voos Salvador – Lençóis, duas vezes na semana, às quartas e aos domingos.
Além da conexão Lençóis-Confins, a Azul inaugurou mais duas linhas: Paulo Afonso-Recife e Feira de Santana-Recife. Na primeira rota, os voos ocorrerão nas terças, quintas e domingos. Já na segunda linha, as viagens acontecem às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.
Os voos recém-criados serão feitos em aeronaves do tipo ATR-72, de 70 lugares. Nos desembarques em Lençóis, Paulo Afonso e Feira de Santana, os primeiros passageiros terão receptivo da Setur-BA.
“Mineiros e pernambucanos ganharam mais opções para fazer turismo e realizar negócios na Bahia, que vai ganhar impulso em sua economia. Em Confins e Recife, onde a Azul tem hubs, estará disponível também um leque enorme de conexões nacionais”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A diversificação de rotas aéreas ligando a Bahia a outros estados brasileiros e os voos internacionais são resultado também do conjunto de investimentos em infraestrutura e incentivos para o transporte aéreo realizados nos últimos anos no estado.
Jornal da Chapada