O advogado João Tancredo, que representa o cantor Chico Buarque, protocolou na quinta-feira (15) um novo processo contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro no Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro.
Na ação movida pelo cantor, ele pede a retirada da canção “Roda viva” de uma postagem feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro.
No final de novembro, eles haviam feito o pedido ao 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, mas a juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira indeferiu o pedido alegando falta de comprovação de autoria de “Roda Viva”.
João Tancredo entrou com um recurso, mas o mesmo voltou a ser negado sem análise do mérito. O advogado pediu ainda urgência na análise para que o post seja retirado o quanto antes do ar.
“Apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era do Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório, vamos juntar novos documentos na nova ação. Já estou providenciando imagens de livros, foto do disco e manuscrito da música para provarmos o óbvio”, disse.
“Roda Viva” foi composta em 1967, e apresentada ao público no III Festival da Música Popular Brasileira, que só aceitava canções originais e inéditas. No ano seguinte, ela inspirou peça teatral homônima de Chico Buarque, e que foi encenada pelo Teatro Oficina, de José Celso Martinez Corrêa.
A canção aparece creditada a Chico Buarque no Dicionário de Música Popular Brasileira Cravo Albin e no “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição”, o Ecad. Com informações do g1.