Apesar da Bahia já ter dois nomes na composição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Rui Costa e Margareth Menezes), o agricultor e deputado federal Valmir Assunção (PT) disse ao Bahia Notícias, na tarde desta sexta-feira (16), que acredita na possibilidade dele assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por ter o seu nome defendido pelos movimentos sociais.
“O Ministério do Desenvolvimento Agrário é novo, está sendo criado pelo presidente Lula. Ele vai ouvir todas as organizações da sociedade e os movimentos sociais. Eu tenho uma expectativa muito grande de que os movimentos sociais tenham força para indicar um nome e estou feliz por eles debaterem o meu”, falou Assunção.
O deputado federal ainda afirmou que a vaga deve ficar com o Nordeste por ser a região que mais tem agricultores familiares e porque a retomada da pasta chegará acompanhada de recursos para o incentivo à produção de alimentos.
“Edegar Pretto, do Rio Grande do Sul, é um nome que está sendo debatido e também tem o de Maria Fernanda, que foi presidente da Caixa. Eu espero que o Nordeste fique com essa pasta porque tem o maior número de agricultores familiares e é responsável por produzir alimentos para a população brasileira. Na nossa história, o MDA sempre foi do Rio Grande do Sul. Fico feliz em ter o meu nome debatido. O presidente Lula vai definir”, completou. Do Bahia Notícias.