As carretas carregadas voltaram a passar pela BA-233, entre Itaberaba e Ipirá, uma das principais vias que dá acesso à BR-242 para a Chapada Diamantina. Com o trânsito intenso, os buracos já começaram a aparecer na via, deixando o local perigoso para os motoristas de veículos de passeio. Esta semana, o Jornal da Chapada recebeu vídeos e fotos do trânsito na rodovia mostrando a passagem de caminhões pesados e sem uma balança do governo estadual para coibir a passagem de veículos de carga com sobrepeso.
Estrada entre Ipirá e Itaberaba não tem fiscalização e caminhões correm soltos com sobrepeso e destruindo a via! #ChapadaDiamantina pic.twitter.com/UMeA8xTGS9
— Vitor Fernandes (@vitorinodapeste) December 18, 2022
“A estrada não suporta caminhões com toneladas. Ainda mais que a região não tem fiscalização. As balanças instaladas pelo governo estadual não funcionam. Até hoje esperamos a balança móvel que foi prometida pelo governador Rui Costa [PT]. Acabou o governo dele e nada foi resolvido. E os buracos já estão aparecendo. A empresa que atua para tapar as crateras acaba cortando o local e deixando o buraco ainda mais aberto. Estamos sofrendo com essa estrada. Se continuar assim, não dou seis meses para a pista estar toda acabada”, sintetiza um motorista que faz o percurso diariamente.
Alguns motoristas acreditam que o fluxo maior de caminhões na BA-233 acontece devido à precarização da BR-242, também motivo de muitas críticas pelos condutores da região chapadeira. A BR não passou por recuperação durante o atual governo federal e tem causado prejuízos para motoristas, além de provocar acidentes com vítimas fatais. “A estrada neste final de ano deveria passar por uma recuperação ou ação de tapa buraco. Está muito ruim e os turistas vão sofrer muito se escolherem a Chapada Diamantina para passar suas férias de final de ano”, completa outro motorista consultado pelo Jornal da Chapada.
Jornal da Chapada