O governador eleito e diplomado, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (22) a continuidade de sua representação no Legislativo. Desta forma, o deputado petista, Rosemberg Pinto, seguirá como líder do Governo e já recebe o apoio de colegas e autoridades.
O parlamentar já está na função desde a última legislatura, atuando como interlocutor entre os Poderes, esclarecendo sobre ações e planejamento, destravando e negociando pautas, sugerindo ainda modificações em matérias que tramitam na Casa. É também da sua competência fazer o uso da palavra, em plenário, para apresentar e defender os projetos de autoria do Executivo.
A escolha, que geralmente é oficializada no início da nova legislatura (1º de fevereiro), foi divulgada durante a mesa de anúncio do secretariado, e soma-se a oito novos nomes que comporão o primeiro escalão do Governo. Um total de 20 cargos já foram anunciados e outros 10 devem sair na próxima semana.
“É um privilégio ter direito a esse espaço aqui, me colocar na mesa de anúncio de secretários e secretárias. Nos orgulha muito o reconhecimento da política e entender que estamos construindo uma relação que fortalece a execução do Programa de Governo que foi prometido à sociedade. É essa a tarefa do líder do Governo”, declarou o parlamentar, lembrando que assumiu o cargo em dois diferentes momentos políticos.
“Inicialmente, a necessidade de gerir uma crise foi o que me conduziu à função, agora, receber esse convite em reconhecimento e contribuição tem um gostinho especial. É um desafio porque também represento a Maioria no Parlamento”, avalia agradecendo aos colegas presentes e compartilhando a vontade do novo governador de cumprir uma agenda permanente com os parlamentares.
Rosemberg finalizou seu discurso prevendo que o ritmo de trabalho deve aumentar na nova gestão e que não faltará comprometimento. “Numa prática comum, nas minhas manhãs de domingo, e por me considerar um entusiasta da Cultura, costumo enviar canções ao governador em exercício. Para você, Jerônimo, dedicarei a canção de Dorival Caymmi, João Valentão. A obra fala de um homem que não precisa dormir para sonhar”, conclui sendo ovacionado pelos presentes.
Foram anunciados hoje, os secretários de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães; de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré Martins; de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Gomes Moraes. Também foram divulgados os nomes conduzirão a Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Antônio Maia Gonçalves; a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Bárbara Camardelli Loi; a coordenação de Políticas para a Juventude, da Serin, Nivaldo Millet; e a coordenação geral do Programa Bahia Sem Fome, com Tiago Pereira da Costa. Com informações de assessoria.