Em um dos últimos atos à frente do governo da Bahia, o governador Rui Costa decidiu aumentar o ICMS que incide sobre produtos que vêm de fora. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, o imposto subiu para 19%. Defensor da retomada econômica após pandemia na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Daniel Alves (PSDB) criticou o aumento.
“Temos o pior índice de desemprego do Brasil, as pessoas não investem na Bahia por falta de estrutura e incentivos, o estado não consegue se desenvolver economicamente, e o governador resolve aumentar imposto faltando nove dias para acabar seu governo. É um absurdo esse aumento do ICMS. Muita falta de empatia”, disparou Alves.
Em junho deste ano, enquanto os valores dos combustíveis estavam altos, o governador se posicionou contra a proposta do governo federal de reduzir as alíquotas de ICMS dos estados como forma de reduzir o custo dos combustíveis. “Não posso concordar em tirar dinheiro da saúde, segurança e educação para garantir altos lucros de companhias de petróleo”, disse Rui Costa, na época.
“O govenador mudou a base de cálculo porque não quis reduzir a alíquota, chegou até a ir à Justiça para tentar não reduzir os preços dos combustíveis. Todo mundo em dificuldade financeira com esse momento pós-pandêmico, e o chefe do Executivo estadual aumenta imposto”, completou o vereador. Com informações de assessoria.