Nova Redenção, na Chapada Diamantina, deu início à Festa de São Sebastião, padroeiro do município. A abertura do evento religioso ocorreu na noite de quarta-feira (11), a primeira do Novenário, na Paróquia de São Sebastião.
O evento dura por toda a semana seguinte, até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião. Para a festa religiosa, a Paróquia convida os fiéis e cristãos para vivenciarem momentos de fé e gratidão, nas noites específicas de louvor, até o dia da procissão do Santo Padroeiro.
Já a parte profana do evento acontece na Praça de Eventos com shows gratuitos. Faz parte dos festejos muitas manifestações culturais e esportivas, como a Maratona Municipal de Nova Redenção. É uma corrida com percurso para todas as idades e que atrai corredores de todo o estado e da Chapada Diamantina. Neste ano, a festa volta a ter atrações musicais após dois anos de limitações devido à pandemia da covid-19.
No dia 20 de janeiro (sexta) se apresentam Vitor Fernandes – sensação do piseiro, Emely Rodrigues e Orlan Pietro. Já no sábado (21), se apresentam Seu Maxixe, Hiago Danadinho e Robson Martins.
A festa atrai visitantes de toda a região chapadeira e da Bahia, que aproveitam para se deliciar nos pontos turísticos da cidade. O Poço Azul, que faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, é um dos locais mais cobiçados por turistas de todo o país, por suas majestosas águas azuis.
Formado por duas cavernas e por um lago de águas tão cristalinas que é possível ver as formações rochosas no fundo, o atrativo tem 16 metros de profundidade, 80 metros de extensão e águas azuis turquesas. O ponto conta com a possibilidade de entrada para flutuação com snorkel.
O Poço Azul fica dentro de uma fazenda no município. Para quem está em Lençóis, basta pegar a BR-142, sentido Mucugê e depois uma saída em uma estrada menor.
A dica é sempre prestar atenção nas placas, pois apesar de precárias elas são certeiras na região. O local fica a 86 km de Lençóis, 64 km de Mucugê e 46 km de Andaraí. Por pertencer a uma propriedade particular, cobra-se R$ 50 a entrada. Não é preciso ir com guia, pois a própria fazenda possui funcionários que acompanham o visitante na gruta. Apesar do pouco tempo da visita, quem faz snorkel no local não se arrepende. Extraído do site de turismo Wanderluster.
Jornal da Chapada