Uma lenda urbana circula pelo município de Iaçu, na Chapada Diamantina. Ela é relatada há muitos anos. Trata-se da história da Serpente do Paraguaçu. Conforme as informações difundidas pela prefeitura municipal nas redes sociais, o caso voltou a tomar conta do imaginário coletivo neste início de 2023.
Segundo a publicação da gestão, existe uma enorme serpente que habita nas águas do rio, e seu corpo é tão grande que sua cabeça fica logo abaixo da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, na Praça José Vieira Gomes. Sua cauda descansa tranquilamente nas profundezas do rio, mais precisamente embaixo da ponte Severino Vieira.
“Mas, não se preocupem com ela, porque a Serpente do Paraguaçu gosta mesmo é de sombra e água fresca, e só assusta mesmo os casais mais afoitos que gostam de namorar à beira do rio, principalmente em época de cheias, período em que as águas ficam escuras e a ilustre visitante resolve dar as suas voltinhas, deixa seu esconderijo secreto [um canal que vai da ponte até a igreja] e só retorna quando as águas baixam”, descreveu a gestão.
“Há quem diz que a serpente quando resolve sair do seu esconderijo, o piso da igreja sofre pequenos tremores, mas a sua insistência em permanecer em um local tão inusitado, é simplesmente para vigiar a passagem de uma gruta submersa às águas do nosso rio, impedindo assim exploração do homem das riquezas naturais subterrâneas e preservando a natureza”, concluiu.
Jornal da Chapada