A comemoração da Festa de São Sebastião, no distrito de Igatu, município chapadeiro de Andaraí, já tem programação agendada para 2023. O evento acontece nos dias 20 e 21 de janeiro.
No primeiro dia, às 5 da manhã, ocorre a ‘Alvorada’ liderada pela Filarmônica Lyra 28 de Abril, que tradicionalmente dá início à festa caminhando pela região, tocando instrumentos e animando a população até a hora da missa, que ocorre às 10h, seguida da procissão.
Ainda no dia 20, às 19h30, acontecem no Mercado Municipal os shows da Banda Expressão Livre, Vini Dourado e Saul Avella. Já no dia 21, às 16h, ocorre a ‘Muagem do Boi Estrela de Igatu’, um evento voltado para as culturas populares, educação, arte, em homenagem ao padroeiro do distrito, São Sebastião.
A festa histórica atrairá para Igatu turistas de toda a região chapadeira, da Bahia e até de outros estados do país. Igatu é um pequeno povoado que se pode ter acesso por Mucugê, que fica a 22,1km, ou pela entrada de Andaraí, sendo 14,1km de estrada de pedras.
Os dois acessos irão chegar na pequena vila que os visitantes podem experienciar sua valiosa história do garimpo na Chapada Diamantina. Um dos lugares charmosos é o caminho para as ruínas que integram o Parque Urbano local. Em outra área fica a Reserva Natural da Manga do Céu, com afloramentos, jardins rupestres, área de montanhismo e antigas minas.
Outras riquezas do local são as seis cachoeiras que ficam ao redor do povoado de Igatu, onde visitantes podem tomar banho de rio e apreciar vistas deslumbrantes.
Eventos como o São João, São Sebastião e o Festival de Música de Igatu são destaques no calendário de eventos. O IPHAN nos anos de 1980, tombou o conjunto de Bens de Igatu, para preservação da sua história, segundo informações do Guia da Chapada.
Jornal da Chapada