As péssimas condições da BR-242, estrada federal que corta a Chapada Diamantina, foram o tema central de debate no município de Seabra nesta quarta-feira (1). A tomada de medidas em busca de soluções para a via, principalmente o trecho que passa por Seabra, foi promovida através de reunião realizada pela Associação Comercial de Seabra (Acise) em parceria com as autoridades e representantes locais.
Nota publicada pela prefeitura de Seabra não diz o que ficou decidido, mas o debate foi sobre as competências de cada uma autoridade e também a representação dos caminhoneiros, que contribuíram para o entendimento de quem de fato trafega pelo perímetro com carga. “[Foi] possível entender de fato as responsabilidades de cada um dos presentes”, aponta a gestão municipal em publicação. A péssima situação da estrada tem causado inúmeros acidentes graves.
Em reunião, o Departamento de Infraestrutura e Transportes (Dnit) reafirmou a importância das cobranças das autoridades por meio de seus meios e também dos próprios cidadãos através da ouvidoria, pelo e-mail [email protected]. A gestão de Seabra afirmou que “continuará com as cobranças cabíveis para que essa pauta seja levada a diante e a solução chegue com a maior brevidade possível”.
Além da prefeitura, que esteve representada pelo gestor Fábio Lago Sul (PP), também participaram a representação dos poderes Legislativo e Judiciário, além da presença de representante do Dnit, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM-BA), Sindicato de Produtores Rurais, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Departamento Municipal de Trânsito, Brigadistas Anjos da Chapada e Associação de Transportadores da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada