O colombiano Orlando Duque, nove vezes campeão mundial de salto de penhascos e campeão Red Bull Cliff Diving World Series em 2009, visitou a Chapada Diamantina em 2012 com o desejo de explorar pontos da região para realizar saltos. Esse caso foi relembrado por internautas neste início de fevereiro de 2023 nas redes sociais.
Conforme as informações, uns dos pontos escolhidos foram o Poço do Diabo (Lençóis) e a Cacheira do Buracão (Ibicoara). No Poço do Diabo, a 22 metros da superfície da água, o atleta fez seu ritual, repetindo ainda em terra os movimentos que faria durante a queda e então posicionou-se na ponta do penhasco. Fez a contagem regressiva e partiu para seu primeiro ‘voo’ no Brasil.
Após três segundos no ar e voltar à superfície, Duque comemorou antes de executar mais três saltos. Em três segundos, a velocidade chega a quase 90km/h e o impacto com a superfície da água equivale a cinco vezes a força gravitacional. No caso do salto do colombiano, esse choque foi em torno de 350kg. Confira o salto de tirar o fôlego:
O Poço do Diabo fica em Lençóis, na Chapada Diamantina. Além de sua beleza e tranquilidade, o local tem acesso fácil pela BR-242. Isso o faz um lugar para quem dispõe de pouco tempo ou não gosta de trilhas exaustivas. Ao chegar na entrada do Poço do Diabo, o turista encontra apoio com lanchonete, loja de souvenirs e banheiro. Depois é hora da caminhada, que é curta e agradável, com belas paisagens no leito do Rio Mucugezinho.
As belezas e comidas da Chapada chamaram atenção do atleta colombiano. A cada novo passo, mostrava-se encantado e ao chegar no poço não hesitou em pegar a câmera para tirar fotos, além de verificar a profundidade do ponto em que entraria na água. Em três dias de passeio, Duque conseguiu explorar também o Buracão, no município de Ibicoara, e o Poço Azul, em Nova Redenção.
Na Cachoeira do Buracão, com seus 90 metros de altura, o atleta precisou de um sistema usado por escaladores conhecido como ‘jumarear’, em que utilizava cordas com ascensores para subir cerca de 20 metros e realizar o novo salto. “Toda vez que eu subo para saltar penso: ‘esta será a última vez!’. Mas aí quando salto penso: ‘quero ir de novo!’, contou Duque com um sorriso no rosto, antes de fazer uma avaliação final dos dias na Chapada.
A Cachoeira do Buracão é considerada uma das 15 quedas mais lindas do Brasil, e fica localizada dentro de um estreito cânion do rio Espalhado. Do topo das pedras ao poço profundo são quase 100 metros e pouco mais de 80 de cachoeira e queda d’água livre. Essa cachoeira é formada por águas avermelhadas e bem frias. A entrada do cânion impressiona por suas rochas formadas por camadas. É um dos pontos mais visitados na região chapadeira pelo seu fácil acesso.
“Ter a oportunidade de vir ao Brasil é como uma recompensa, depois de uma temporada em que tive de me superar [devido a uma lesão no tornozelo]. Por isso, ter a chance de estar aqui e conhecer estes lugares incríveis, com certeza é uma experiência que vou levar comigo pra sempre”, declarou o atleta na época.
Os esportes de aventura chamam a atenção na região chapadeira. Entre eles estão o mountain-bike, stand-up sup e rafting. A trilha do Pati, por exemplo, tem cinco dias de duração e é uma região desafiadora. Contudo, é sempre importante que as pessoas procurem um guia certificado e tomem cuidado em razão das trilhas e caminhadas, que exigem muito esforço físico.
Jornal da Chapada