A festa em louvor ao Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, se tornou Patrimônio Imaterial da Bahia. A histórica comemoração, que reúne anualmente muita fé, cultura, devoção e entretenimento na região chapadeira ganhou um documentário produzido pela Sociedade União dos Mineiros: ‘Festa em louvor ao nosso Senhor Bom Jesus dos Passos: padroeiro dos garimpeiros’.
Da lavagem das escadarias da igreja puxada pelas baianas, até o novenário que reúne vários setores da comunidade, missas e alvoradas marcam a cadência dos acontecimentos. Os grupos culturais como os reisados, a marujada e a Lyra Popular são presenças que animam as lembranças de muita gente.
As bandas no palco junto com os parquinhos, brincadeiras, programação esportiva e as barracas de comidas e bebidas incrementam o entretenimento da comunidade e dos visitantes.
O grande momento da festa costuma ocorrer no dia 2 de fevereiro, data em que se celebra com missa campal e procissão, a chegada da imagem do Padroeiro dos Garimpeiros em Lençóis.
Os festejos acontecem desde 1852, e preserva a memória e costumes dos garimpeiros, principais responsáveis pelo povoamento da cidade, representados pelos grupos culturais de Baianas, Reisado, Capoeira, Phylarmônica e Marujada.
De acordo com a secretária de Turismo, Laura Garcia, “a visibilidade promovida pelo documentário, junto ao reconhecimento da Festa como Patrimônio Imaterial da Bahia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento turístico religioso, ao tempo que fortalece a cultura e os costumes locais”.
Jornal da Chapada