Foi produzida coletivamente por mais de 20 jovens de 12 a 23 anos, crescidos nos assentamentos Baixão, Colônia, Europa, Rosely Nunes e da zona rural da cidade de Itaetê, na região chapadeira, uma exposição de fotografias das belezas da Chapada Diamantina através do projeto ‘Retratos Rurais’.
O resultado das oficinas de fotografia, design gráfico e comunicação foi uma exposição com as obras dos jovens artistas. As fotografias mais aclamadas estão expostas na Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, até o dia 15 de março. Para visitação, a entrada é gratuita e fica aberta ao público das 9h às 17h, de segunda a sábado.
O município de Itaetê possui 10 assentamentos de reforma agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sendo quatro deles vizinhos às unidades de conservação de uso integral: o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal Rota das Cachoeiras.
O contato desses jovens fotógrafos com as belezas naturais de sua região, junto a iniciativas municipais permitiram uma visão diferenciada e criativa para realizar os registros e tornar possível o projeto, proporcionando oportunidade de novas perspectivas de sua própria comunidade.
Jornal da Chapada