Um quilômetro de redes, doze armadilhas pesqueiras e dois motores foram encontrados em rios na quinta-feira (9) durante uma operação feita pelas secretarias de Meio Ambiente e Turismo das cidades de Barreiras e Riachão das Neves, no oeste da Bahia.
A operação foi denominada “Pirarucu”, nome de um peixe muito conhecido na região norte do país. Mais de 100 km de rios foram percorridos pelos fiscais, mas os seis suspeitos de serem responsáveis por comandarem a pesca ilegal na região não estavam nos locais em que os materiais foram encontrados. Segundos as prefeituras, a apreensão é considerada a maior da história no combate à pesca ele predatória no oeste do estado.
A ação será estendida em breve para toda a bacia do Rio Grande e o objetivo é garantir a reprodução das espécies por causa da “piracema”, que começou no dia 1 de novembro e vai até 28 de fevereiro. A pesca só é permitida durante esse período com linha e anzol, com quantidade limitada por pescador apenas para consumo próprio. Com informações do G1