Utilizando as redes sociais, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) lamentou mais um dado negativo envolvendo a Bahia no que tange a segurança. De acordo com a Rede de Observatórios da Segurança, o estado registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher com 316 crimes.
Com esses dados, a Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de feminicídios. Além disso, também tem uma taxa de crimes contra a vida da mulher maior do que a do Brasil. De acordo com dados do Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado baiano tem 1,4 feminicídios a cada 100 mil mulheres, enquanto o Brasil tem 1,3 casos.
“Infelizmente, mais um dado negativo envolvendo a Bahia. Estamos virando referência em tudo o que é ruim. Neste Dia Internacional da Mulher, o que pedimos é que nossas mulheres sejam protegidas, que políticas sejam pensadas para reduzir este crime, que elas tenham direito, também de legítima defesa, e possam se defender de criminosos”, disse o parlamentar.
Antibaixaria
Como meio de colaborar para a redução da violência contra a mulher, Leandro de Jesus apresentou projeto sobre a proibição de veiculação de músicas que desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento, ou contenham manifestações de preconceito de qualquer espécie, ou apologia ao uso de drogas ilícitas ou cometimentos de crimes em escolas públicas e privadas.