Atento aos casos de roubo de cabos de aço nas linhas do metrô em Salvador, principalmente, no Aeroporto e Acesso Norte, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de indicação solicitando reforço da Polícia Militar nas localidades para que seja evitada a continuidade da prática do crime.
Somente em 2022, de acordo com a CCR, empresa responsável pela operação do metrô, foram registradas 534 ocorrências de furtos em fiações do sistema, o que representa, em relação a 2021, um aumento superior a 400%. Este ano, a alta persiste.
Desde o início de janeiro, 41 casos já foram registrados em estações ou rotas do metrô. Os furtos dos trilhos do metrô têm causado a redução da velocidade dos trens, que, por sua vez, gera a lotação das estações e o aumento do tempo de espera dos usuários.
“O objetivo da proposição é justamente o aumento do efetivo policial nos locais das vias do metrô, para que seja reduzido o número de furtos dos fios dos trilhos desse importante transporte público. A CCR alega ainda que, apesar de tomar medidas próprias de monitoramento e combate aos furtos, a situação é um problema de segurança pública, de responsabilidade do governo estadual”, disse o parlamentar. As informações são de assessoria.