O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), acusou a Embasa de prestar “um serviço de péssima qualidade” para os moradores da capital do estado. Desde a segunda-feira (13) que a cidade sofre com o desabastecimento de água, depois de uma obra de ampliação da rede da estatal apresentar problemas.
A situação afeta 101 bairros e deixa, segundo Reis, pelo menos 36 escolas da rede municipal sem aula. “Essa tem sido uma pauta minha de reclamação, de queixa, desde a época que era deputado. Infelizmente nós sabemos que a Embasa presta um serviço de péssima qualidade. Isso é um fato, uma constatação”, disparou Bruno.
Além da falta d’água, que só deve ser normalizado na quinta-feira (16), o prefeito também reclamou dos impactos causados pelos rompimentos de tubulações da rede de água da cidade e do serviço de recapeamento asfaltico realizado pela estatal depois de concluído os serviços. Esses problemas, observa Bruno Reis, deve ser tratados na renovação do contrato de prestação de serviços pela Embasa na capital, uma vez que por 50% da receita da estatal é conquistada na cidade mas que os investimentos não ocorrem na mesma proporção.
“Existe um contrato, que está vencido e que nós vamos começar a negociar a renovação desse contrato, dentro do que estabelece o novo marco regulatório do saneamento. Qualquer decisão que a Prefeitura venha tomar, seguir em relação a concessão do serviço de saneamento básico de abastecimento de água vai levar em consideração a solução das redes existentes e investimentos futuros”, observou. Redação do site Classe Política.