O primeiro Fórum Setorial de Cultura da Cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi realizado na última quarta-feira (15) com a eleição de 12 representantes da sociedade civil para compor o recém-criado Conselho de Cultura Municipal. A posse dos conselheiros será na próxima quarta-feira (22).
De acordo com informações, o conselho de Lençóis foi criado na busca por evolução na gestão pública cultural com objetivo de representar a comunidade dando voz e suporte para os mesmos. O secretário da Cultura do município chapadeiro, Felipe Sá, em entrevista ao Jornal da Chapada, ressaltou que a formação do Conselho Municipal de Cultura é uma necessidade para fazer que as políticas públicas do setor estejam sempre coesas e atendendo com maior eficiência as intenções da sociedade.
“A gestão municipal tem esse compromisso de proporcionar à nossa cidade esse aprendizado de uma real gestão participativa, ouvindo e fazendo junto com o povo, pois, afinal, esse é o sentido de governar de forma democrática”, salienta Felipe. “Vamos proporcionar uma melhor participação da sociedade nos assuntos de interesse do setor na gestão pública, assim que o conselho for empossado e criar seu regimento interno. Acreditamos que o conselho fará um planejamento para os próximos dois anos”, completa.
A secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, também esteve presente no encontro, assim como Emílio Tapioca; representante territorial de cultura; e Shaolin Barreto, eleito para o Conselho Nacional de Cultura; além de moradores e representantes de diversos segmentos culturais do município (sede e zona rural).
Veja abaixo os nomes dos novos membros do Conselho:
Vilma Martins, titular, e Rodrigo Rodowicz, suplente, representando o Fórum Setorial de Artes Visuais e produção cultural: artistas visuais, cineastas/audiovisual, fotógrafo, artista digital, escritor, artesão e produtor cultural.
Vitor Darlan S. da Silva, titular, e Denis da Silva Duda, suplente, representando o Fórum Setorial de Música e Artes do Corpo: músico, dançarino e artista cênico.
Adelsair de Araujo Santos e Maiza Ferreira de Andrade, titulares, e Clesia Diamantino e Elicivaldo Alves Roldão, suplentes, representando o Fórum Setorial de Patrimônio Cultural: manifestações tradicionais, celebrações e religiosidades, grupos culturais populares, saberes tradicionais e patrimônio material.
Fabiano dos Santos Silva, titular, e Marinalva Maia de Souza, suplente, representando o Fórum Setorial de Cultura Afro-Brasileira: comunidades quilombolas, celebrações religiosas de matriz africana.
Vera Lucia Maciel dos Santos, titular, e Marilza Lobato dos Santos, suplente, representando o Fórum Setorial de Comunidades Rurais.
Jornal da Chapada