O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, na manhã desta quarta-feira (22), em São Francisco do Conde, a 25ª Policlínica Regional de Saúde. Com investimento total de R$ 14,9 milhões, entre obras, equipamentos e veículos para transporte dos pacientes, a unidade oferece serviços ambulatoriais, com 11 especialidades médicas e exames de alta complexidade. Além de São Francisco do Conde, a unidade atende os municípios de Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara, contemplando uma população de 267 mil habitantes.
Jerônimo Rodrigues destacou que as Policlínicas Regionais fazem parte de uma política pública desenhada pelo Governo da Bahia que visa garantir à população atendimento de qualidade e, com isso, diminuir a busca de serviços de saúde na capital ou em hospitais regionais. “As entregas das policlínicas são uma estratégia muito importante, além da construção e reforma de hospitais estaduais, como fizemos em Feira de Santana, nesta semana”. Ele pontuou ainda a entrega de dois novos hospitais, o de Itaberaba e o Ortopédico, em Salvador, que serão entregues em breve.
Com operação partilhada entre o Governo do Estado e os municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo, as Policlínicas Regionais só atendem pacientes encaminhados pelas unidades de atenção primária dos municípios. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica o modelo de atendimento.
“Neste caso, são seis municípios credenciados e consorciados, e eles fazem encaminhamento via secretarias municipais de saúde. Lá tem uma fila única aguardando o procedimento e consultas ambulatoriais e eles programam o encaminhamento a partir da agenda disponibilizada pelo consórcio. A partir disso, os municípios, com a disponibilização dos micro-ônibus e das vans, trazem os pacientes para o cumprimento dessas agendas”, detalhou.
O Estado é responsável por 40% do custeio da operação, e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados. O prefeito de Candeias e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos-os-Santos, Pitágoras Ibiapina, enfatiza a importância do equipamento de saúde para a população das cidades consorciadas. “Tenho certeza que essa policlínica vai ser de grande serventia para nossa população e ainda ajudar a diminuir a fila da regulação”.
A marisqueira Patrícia Rodrigues acompanha sua mãe, dona Conceição Rodrigues, de 97 anos, sempre que ela precisa de atendimento médico, e diz que a unidade se saúde vai facilitar a vida. “Após ter sido atendida pelo mutirão de saúde, ela fez todos os exames aqui e está sendo acompanhada pelo gastro daqui de São Francisco do Conde. Agora, com a Policlínica, com todos os médicos e exames em um lugar só, ela não vai ter necessidade de sair daqui para ir para Salvador”, celebrou.
Regionalização da Saúde
Com a entrega de hoje, a população da Bahia já conta com 25 Policlínicas de Saúde, que contemplam 408 municípios. Juntas, as unidades assistem a mais de 13,9 milhões de habitantes, representando 97% da população baiana. Desde novembro de 2017, quando foi inaugurada a primeira Policlínica Regional de Saúde, já foram realizados 4,3 milhões de exames e consultas.
O município de Ilhéus será o próximo a contar com uma Policlínica Regional. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as obras do equipamento já estão 70% concluídas e a previsão é que, ainda no primeiro semestre deste ano, possa ser entregue. O Governo do Estado também trabalha para a implantação de outras cinco unidades nas regiões de Feira de Santana; no Vale do Jiquiriça; no oeste e no norte baiano; além da Região Metropolitana de Salvador.
As outras 24 policlínicas já em funcionamento estão instaladas nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, além de Salvador, que possui duas policlínicas funcionando, nos bairros de Narandiba e Escada. As informações são de assessoria.