A região da Chapada Diamantina que é a responsável por oferecer uma das melhores belezas naturais do Brasil, vai da forma ‘delicada’ até as mais ‘sinistras’, que com certeza vale a pena conhecer.
A primeira delas é a Gruta Lapa Doce em Iraquara. Não é fácil chegar no local, por isso esse passeio só pode ser feito com um guia especializado.
Também é possível fazer a escalada íngreme, que vale cada minuto, pois no caminho você poderá ver uma série de formações incríveis. A visita dura uma média de 1h30 e o local tem infraestrutura para receber os turistas com um restaurante à quilo.
Gruta Torrinha é um dos locais mais interessantes da Chapada Diamantina, mas exige do turista bom preparo físico, pois será necessário conseguir passar por locais bem estreitos entre rochas bem como se abaixar para poder chegar aos salões de helictites e conferir os 60 metros de estalactites.
Para chegar à gruta não é necessário guia, contudo, para se deslocar dentro dela é importante estar com um monitor do local.
Com um nome não muito “agradável”, em Lençóis também é possível conhecer a Cachoeira Poço do Diabo, o local é ótimo para quem gosta de práticas radicais e não pode deixar de visitar este lugar que oferece rapel e tirolesa.
Para chegar até a cachoeira é necessário seguir por uma trilha que dura 15 minutos.
Pode ser um pouco complicado chegar pela falta de sinalização, mas sempre é possível perguntar para as pessoas pelo caminho.
E por fim, para aqueles que são fascinados por pinturas rupestres, tem a Cachoeira do Mosquito. A cachoeira fica bem perto da Serra das Paridas em que ficam três sítios arqueológicos. Para chegar ao local basta caminhar cerca de 15 minutos a partir do estacionamento.
Jornal da Chapada