Sabia que existe um povoado fantasma na região da Chapada Diamantina. Isso mesmo, bem no centro da Bahia e incrustrada na zona rural do município de Andaraí. É a Vila de Igatu, distrito que é considerada por especialista como um local assustador por ter um silêncio que deixa dúvidas, e por carregar lendas que amedrontam as pessoas até hoje.
É possível encontrar lembranças, objetos, marcas da existência de vida, bem como alguns poucos moradores que vivem no local. A ‘cidade de Igatu’ antigamente era conhecida como ‘Xique-Xique’. Nesse sentido, ela foi habitada na época da extração de diamantes, e em pouco tempo se tornou um lugar extremamente rico.
Vale destacar ainda que a cidade chegou a ter mais de 10 mil habitantes nos tempos áureos da exploração de minérios. No entanto, no início do século XX houve um declínio na exploração diamantes, assim, a cidade aos poucos foi perdendo os seus habitantes e, atualmente, tem pouco mais de 300 moradores.
O lugarejo é acolhedor e nada tem de fantasma como propagam. “Aqui a gente tem inúmeros atrativos turísticos e é uma vila bem frequentada por jovens e adultos. Tem nada de fantasma”, salienta um guia de Andaraí, que preferiu o anonimato.
Jornal da Chapada